VÍDEOS: chuvas alagam ruas, derrubam muro de UPE e provocam estragos no Agreste de PE
De acordo com o Clima Tempo, em menos de 6 horas foi registrado 122 milímetros em Garanhuns. Chuvas registradas em Garanhuns
Na noite da sexta-feira (11), a região Agreste de Pernambuco registrou um grande volume de chuvas e provocou alagamentos em vários trechos dos municípios de Garanhuns e São Bento do Una (veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
De acordo com o Clima Tempo, em menos de seis horas foram registrados 122,68 milímetros de chuva, quase o triplo da média esperado para todo o mês de janeiro, que é de 45 milímetros. A intensa precipitação provocou alagamentos em vários pontos da cidade e dificultou a circulação de veículos.
Por meio de nota, a prefeitura de Garanhuns informou que acompanhou no local os estragos causados pelas fortes chuvas no município. Foram verificados calçamentos danificados, dentre outros estragos na infraestrutura, assim como árvores caídas e falta de energia, com riscos de choques elétricos.
Na Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns, um uro caiu em decorrência da chuva. A gestão informou ao g1 Caruaru que o incidente não teve vítimas e que a instituição está tomando todas as providências para o reparo da parte afetada.
São Bento do Una
Em São Bento do Una, a chuva também provocou transtornos e alagou vias (veja vídeo). Na zona rural do município, no povoado de Jurubeba, um homem perdeu a vida após o carro em que ele estava ter sido arrastado pela água e cair dentro de um rio.
A Polícia Civil registrou o caso através da delegacia de Belo Jardim e está investigando o caso.
Chuvas em São Bento do Una
Previsão do tempo
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas Climas (Apac), a previsão para o sábado (11) é que o clima permaneça parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas e trovoadas no período da tarde e noite, com intensidade moderna a forte na região Agreste.
No domingo (12), o clima deve continuar parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas de forma isolada ao longo do dia.
Orientações
Em caso de rajadas de vento: o indicado é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Ligara para Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) em casos mais graves.FONTE: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/01/11/videos-chuvas-alagam-ruas-e-provocam-estragos-no-agreste-de-pe.ghtml